Quem somos

 

26 anos promovendo o bem-estar

O I Congresso Holístico Internacional, realizado em Brasília em 1989 e promovido pela Universidade Internacional da Paz (Unipaz), foi um divisor de águas na vida de Paulo Parente Borges. Inspirado, na ocasião, pelo encontro de pensadores, cientistas, pesquisadores, educadores, ecologistas e membros de diversas tradições espirituais, os quais congregavam ideias e práticas voltadas para a Cultura de Paz, o ativista desejou propagar essa visão em nosso Estado, fundando, em 1991, o Instituto Gaia.

Por que essa denominação? Gaia é o nome mítico do planeta Terra. Os gregos acreditavam que a Terra era uma divindade viva, em que todos os seus componentes – da estratosfera à fauna e flora – estariam em interdependência e interrelação, confirmada atualmente pela Ciência com a hipótese Gaia. O objetivo inicial do Instituto, então, era e continua sendo congregar as diversas áreas do conhecimento, a fim de contribuir para a promoção do equilíbrio biopsicossocial e espiritual do ser e difundir a visão holística.

Durante esses 25 anos, o Instituto Gaia promove palestras, seminários, workshops, cursos e formações, além de atendimentos dentro de um conceito abrangente de saúde, que até hoje permeia nossas práticas.

Missão
Contribuir para o desenvolvimento da inteireza humana, com vistas a ampliar a consciência e favorecer a saúde em todas as suas dimensões, bem como a disseminação de uma cultura de paz no âmbito individual social e ambiental.

Visão

Congregar pessoas e criar redes de compartilhamento de uma nova consciência planetária, com base na proposta da convivência cooperativa, amorosa e pacífica.

Princípios

Autoconsciência, Ética, Responsabilidade Social e Valores Humanos.

Fique informado!

Assine o boletim