Ciclo de Diálogos Budismo & Sociedade | O tempo da Grande Virada

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Ciclo de Diálogos Budismo & Sociedade | O tempo da Grande Virada

abril 18 @ 19:00 - 21:00

Ciclo de Diálogos Budismo & Sociedade

O tempo da Grande Virada: quais as possibilidades de reversão do colapso ambiental? com João Petry, Cacique Pequena e Alexandre Araújo Costa.

Dia 18 de abril, quinta-feira, às 19h

*Entrada Franca

“Estamos diante de um cenário inédito. Rios poluídos, plantações pulverizadas com substâncias tóxicas, cidades afetadas por nuvens de fumaça, espécies da flora e da fauna sendo extintas juntamente com a destruição de seus ecossistemas. Mas, ainda que os efeitos do uso de agrotóxicos e do desmatamento sejam nefastos, o grande indicador de que estamos vivendo uma era na qual parece ser possível a espécie humana semear sua própria extinção são o aquecimento global e as mudanças climáticas que dele decorrem.” (Lia Beltrão, Revista Bodisatva, Ano 2019, Edição 31. Especial – O tempo da grande virada, p. 14).

Considerando a relevância da crise ambiental, neste Diálogo Budismo e Sociedade pretendemos discutir quais as possibilidades de reversão do iminente colapso ambiental, o qual afetará toda a biosfera.

Na oportunidade será lançada a Revista Bodisatva, Ano 2019, Edição 31 / Verão de 2019 que versa sobre “O tempo da Grande Virada – uma visão budista para reverter o colapso ambiental”

Convidados

Maria de Lourdes da Conceição Alves – Cacique Pequena assumiu o cacicado do povo Jenipapo Kanindé em 1995. Em sua trajetória, conquistou vários benefícios para a aldeia e uma de suas maiores conquistas foi o reconhecimento étnico de seu povo, cuja principal bandeira de luta é a Mãe Terra. Em 2015 foi reconhecida como Mestre da Cultura – Tesouro vivo, e é considerada pelos nativos da aldeia como guardiã da memória. Cantora e compositora, Cacique Pequena lançou seu primeiro CD em 2016, em 2018 concluiu o ensino médio e aos 74 anos almeja cursar história.

Alexandre Araújo Costa, Físico e mestre Física (UFC), Doutor em Ciências Atmosféricas (Colorado State University). Gerente do Departamento de Meteorologia e Oceanografia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (2005-2008) e atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará e integrante do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, com atuação nos seguintes temas: Microfísica e Macrofísica de Nuvens, Modelagem Atmosférica, Climatologia Física, Mudanças Climáticas e Meteorologia Aplicada.

João Petry é Tutor dos referenciais de estudos e práticas do CEBB, sob orientação do Lama Padma Samten. Atualmente vive no CEBB Darmata, em Pernambuco, onde ajuda a coordenar os retiros fechados e abertos.

Detalhes

Data:
abril 18
Hora:
19:00 - 21:00
Evento Categoria:
Evento Tags:

Organizador

CEBB Fortaleza
Telefone:
99999.8197 (tim) | 99925.5060 (vivo) | 98881.1072 (oi)
E-mail:
cebbfortaleza@gmail.com
Website:
http://www.cebb.org.br/centros/ce/cebb-fortaleza/

Local

Instituto Gaia
Rua José Vilar, 964
Fortaleza, Ceará 60125-025 Brasil
+ Google Map
Telefone:
85 32446743
Website:
www.institutogaia-ce.com.br